film izle

Mackenzie seleciona e capacita professores para atuar em Timor-Leste

outubro 10th, 2011 | Posted by Notícias in Global | Notícias

Universidade recrutará 49 pós-graduados para docência na Universidade Nacional do Timor Leste em 2012

Em mais uma ação de internacionalização e cooperação com Timor-Leste, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promove a seleção e capacitação de 49 docentes lusófonos para atuação temporária no país asiático de língua portuguesa. As inscrições, para pós-graduados com titulação mínima de Mestre, estão abertas até o dia 16 de outubro. O período de atuação na Universidade Nacional do Timor-Leste (UNTL) vai de fevereiro a novembro de 2012 (com recesso em julho), por uma bolsa-salário no valor de US$ 3.500,00 mensais (em dólares norte-americanos).

A seleção é composta por quatro etapas: análise de documentação, pré-seleção (com base na avaliação de carta de interesse e currículo dos candidatos), seleção propriamente dita (com base em Plano de Trabalho do candidato e entrevista) e curso preparatório.

Os professores escolhidos lecionarão no mínimo três disciplinas semanais, por dois semestres, em um dos cursos de graduação da UNTL. As 49 vagas estão distribuídas em 17 áreas diferentes, conforme tabela abaixo.

Relacionamento consolidado

Ex-colônia de Portugal situada entre o sudoeste asiático e o Pacífico sul, Timor-Leste foi alvo de invasão por parte da Indonésia entre 1975 e 1999, o que transformou o uso da língua portuguesa em sinônimo de resistência e luta por liberdade na pequena nação. O Mackenzie vem participando do processo de reconstrução vivido pelo país nos últimos anos, com uma cooperação que data de 2001, por meio do Programa Alfabetização Solidária.

Desde então, iniciou-se na UPM a elaboração de trabalhos científicos e concepção de ações voltadas à questão linguística e identitária timorense, em parceria com o linguista timorense Benjamim Corte-Real, que depois se tornou reitor da UNTL. Em 2003, a Reitoria do Mackenzie criou o Núcleo de Estudos Lusófonos da universidade e a instituição foi, por intermédio da professora Regina Brito, responsável pela elaboração e coordenação geral do Projeto Universidades em Timor-Leste (2004) – ação conveniada entre universidades brasileiras, a Universidade Nacional de Timor-Leste e o Instituto Nacional de Linguística, auxiliando a difusão da língua portuguesa, por meio da música brasileira, e sensibilizando os jovens timorenses para a comunicação e a expressão em português. O projeto está em fase de tratativas para uma segunda edição, que deve ocorrer em breve.

Vagas disponíveis por área:

Área

Número de vagas
Língua Portuguesa

17
Administração Pública

2
Agronomia

2
Biologia

2
Comunicação Social

2
Contabilidade

2
Desenvolvimento Comunitário

2
Economia

2
Engenharia Civil

2
Engenharia Elétrica

2
Engenharia Mecânica

2
Esportes

2
Física

2
Matemática

2
Química

2
Políticas Públicas

2
Turismo

2

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

film izle film izle film izle film izle film izle film izle film izle