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“Termos de Uso” e privacidade: o Facebook

Fevereiro 3rd, 2011 | Posted by Claudio Colnago in Blogs | Cláudio Colnago | Notícias

Introdução

Os chamados serviços de “redes sociais” representam um dos marcos da assim chamada “Internet 2.0“, que é, por natureza, colaborativa, dinâmica e coletiva. É cada vez mais usual a criação de perfis na rede mundial de computadores (ou seria rede mundial de pessoas?), nos mais distintos sites de relacionamento. Não por acaso, os vários serviços de redes sociais anunciam desfrutar do registro e da confiança de milhões e milhões de usuários. O processo de inscrição é rápido: basta informar um e-mail, repetir um código que surge na tela (para evitar a criação de perfis falsos automatizados) e pronto: já é possível subir sua foto de perfil e sair pelo mundo virtual informando o que você está fazendo e o que você pensa. Ah, sim, é necessário também concordar com os termos de uso do serviço.

“Termos de uso” é o nome técnico utilizado para denominar o contrato que é firmado entre o usuário e o prestador do serviço virtual que corresponde à rede social.  Tal documento estabelece os direitos e obrigações tanto do usuário quanto do administrador da rede social. Por “Termos de uso” devemos entender todas as regras que são estabelecidas pelo provedor do serviço e que devem ser aceitas pelo usuário quando de sua inscrição.

Recente levantamento divulgado no website Mashable mostrou que a maior parte das pessoas sequer se dá ao trabalho de ler os “Termos de uso” por serem muito extensos: leva-se de 10 a 45 minutos para sua leitura, de acordo com o serviço em que se esteja inscrevendo.

O documento conhecido como “Termos de uso”, por consistir em um acordo de vontades, faz lei entre as partes, mas deve estar de acordo com a  legislação e, em especial, com a Constituição. Sobre o tema, a nossa Constituição brasileira é extremamente clara ao garantir, por exemplo, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas“, no inciso X do artigo 5º. Também se garante a todos o chamado “sigilo de dados”, no inciso XII  do mesmo artigo (“é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”).

Mas será que os mantenedores das redes sociais respeitam o sigilo de dados dos usuários? Será que está correta a famosa frase de McNealy (vide acima) pela qual “Sua privacidade é zero de qualquer modo. Esqueça isso” ?

Movidos por tal pergunta, buscamos estudar os termos de uso da rede social mais popular do mundo: o Facebook. A análise se destinou a responder a uma pergunta: qual o tratamento conferido aos dados que são enviados pelos usuários (informações pessoais, fotos, etc.)?

Facebook e seu criador, Mark Zuckerberg

1. Os “Termos de uso” do Facebook

No Facebook há diversos documentos que, juntos, representam os “Termos de uso”. O principal deles é o “Statement of Rights and Responsibilities” ou “Declaração de Direitos e Deveres” (“DDD”), cuja versão mais recente data de 4 de outubro de 2010 e deriva dos 10 princípios do Facebook. Há ainda a “Privacy Policy” ou “Política de Privacidade” (“PP”), que complementa o “DDD”.

1.1 Os Princípios do Facebook

Os princípios do Facebook (em tradução livre) são: Liberdade de compartilhar e conectar,  Propriedade e controle da informação, Livre fluxo de informação, Igualdade Fundamental, Valor Social, Padrões e plataformas abertos, Serviço Fundamental, Transparência e Um Mundo.

Tais princípios são tratados como objetivos a serem atingidos, ou seja, atuam como um resumo do que o Facebook pretende construir. Seu grau de vagueza e imprecisão (proposital?), porém, impedem sua utilização autônoma, sem interpretar as demais normas constantes das Declarações de Direitos e Deveres (“DDD”) e da Política de Privacidade (“PP”). Pode-se concluir, porém, que entender os princípios do Facebook é importante para se compreender o alcance e a amplitude das regras estabelecidas na DDD e na PP. Assim como na interpretação das leis e da Constituição, pode-se dizer que a interpretação da DDD e da PP está condicionada pelos princípios estabelecidos pelo próprio Facebook.

1.2 A Declaração de Direitos e Deveres (DDD)

Segundo a DDD, todo o conteúdo lançado no Facebook é de propriedade do usuário. Porém, ao subir a informação, o usuário confere automaticamente ao Facebook uma licença de uso “não exclusiva, sub-licenciável, gratuita e de âmbito mundial” para que o site utilize qualquer conteúdo postado. Tal licença termina no momento em que o conteúdo é deletado, a não ser que o conteúdo tenha sido compartilhado com outras pessoas e estas não o tenham apagado também. O conteúdo deletado pode ser mantido pelo Facebook em cópias de backup por um período razoável (que não deve ultrapassar 90 dias, conforme detalhado na Política de Privacidade – PP), mas, segundo a DDD, tal conteúdo não ficará disponível aos demais usuários.

A DDD também estabelece normas quanto aos aplicativos (“applications”) instalados pelo usuário. Consistem eles em serviços (aplicativos de visualização do Facebook em smartphones, e sites integrados ao Facebook) que agregam uma utilidade à rede e, logo, são objeto de consideração da DDD ao se fixar que eles devem respeitar a privacidade do usuário. Todavia, a forma pela qual os dados pessoais deste usuário são “respeitados” depende diretamente dos termos de uso originados do desenvolvedor do aplicativo e aceitos pelo usuário quando da sua instalação.

O Facebook dá ao usuário a liberdade de configurar os níveis de privacidade de sua conta e de cada conteúdo que envia, com índices altíssimos de personalização. Assim, os dados pessoais que são lançados quando a modalidade de privacidade estiver estabelecida como “todos” (“everyone”) podem ser visualizados por qualquer pessoa, até mesmo quem não tenha um cadastro no Facebook ou que não integre a rede de relacionamentos do usuário.

O Facebook ainda proíbe que qualquer pessoa acesse a rede através de meios automatizados (conhecidos como “harvesting bots”, dentre outros) com a finalidade de obter conteúdo ou informação dos usuários, sem a autorização do Facebook. Neste ponto, a DDD dexia implícito que  em havendo autorização prévia, é possível o referido acesso.

Qualquer usuário que venha a coletar informações de outros usuários deve, primeiro, obter o consentimento destes e deixar claro que não é o Facebook que está coletando a informação, assim como deverá publicar uma política de privacidade explicando o tipo de informação coletada e como ela será utilizada. Nos termos da DDD, o conteúdo e as informações pessoais do usuário não serão compartilhadas pelo Facebook com terceiros sem o consentimento do usuário.

O Facebook se reserva o direito de alterar a DDD desde que informe o usuário e dê a ele uma oportunidade de comentar as modificações. Para receber a notificação de mudança, porém, o usuário deve se tornar fã da página “Facebook Site Governance“. É interessante verificar que existe um canal expresso de democratização do Facebook (embora de dificílima efetividade, segundo nos parece) ao se estabelecer, na DDD, que uma proposta de modificação que atinja comentários de mais de 7.000 usuários gerará uma votação na qual “serão oferecidas alternativas” à mudança. Esta votação, segundo a DDD, “deverá ser vinculante…” ao Facebook se “…mais do que 30% de todos os usuários ativos na data da notificação votarem”.

No que tange aos usuários de outros países que não os Estados Unidos, a DDD estabelece uma cláusula específica pela qual se concorda que os dados enviados pelos usuários sejam encaminhados a servidores localizados nos Estados Unidos. O fato de residir fora dos Estados Unidos também acarreta na mudança da empresa com a qual o acordo é firmado: passa de “Facebook Inc.” para “Facebook Ireland Limited” (interessante análise sobre os benefícios para os não-americanos, aqui).

Outro ponto relevante é o trecho que estabelece que nenhuma parte da DDD fará com que o Facebook deixe de respeitar a lei. A Lei do Estado da Califórnia, é claro…

1.3 A Política de Privacidade

A Política de Privacidade do Facebook informa, em sua introdução, que seus controles de privacidade foram certificados pela TRUSTe, o que inclui as seguintes funcionalidades, dentre outras:

- Mecanismo de consentimento para qualquer uso ou compartilhamento, com atividades promocionais de terceiros, de informações pessoais identificáveis;

- Mecanismo de descadastramento de e-mails e newsletters promocionais;

- Mecanismo para usuários corrigirem e atualizarem informações pessoais identificáveis.

A PP do Facebook estabelece claramente que ela não incide sobre os aplicativos que utilizam a plataforma, já que estes possuem sua própria política autônoma de privacidade para com o usuário. Por isso, o Facebook não se responsabiliza pela coleta de informações e dados pessoais quando realizadas pelos aplicativos e sites parceiros que utilizem sua plataforma, sob o argumento de que seria tão somente uma “ponte” entre o usuário e a empresa que gerencia o aplicativo ou website externo.

No que tange às informações captadas pelo Facebook quando a rede social é utilizada pelo usuário, destacamos o fato de que a PP informa que são coletados o tipo de navegador utilizado, a localização do usuário, seu endereço IP assim como “as páginas visitadas pelo usuário” (ou seja,  aparentemente, todo o histórico de navegação presente no navegador).

Também é de se destacar que a PP deixa claro que algumas formas de comunicação enviadas a outros usuários do Facebook não podem ser apagadas (por exemplo, as mensagens enviadas).

A PP também enfatiza que as informações enviadas ao Facebook quando o modo de privacidade está configurado como “todos” (“everyone”) é uma informação pública, podendo ser acessada mesmo fora da rede social por pessoas que não estão nela logadas, podendo ainda ser indexadas por aplicativos de busca de terceiros (leia-se: Google e outros) assim como ser “…importadas, exportadas, distribuídas e redistribuídas” pelo Facebook e por outros sem qualquer limitação decorrente da privacidade do usuário. Esta “licença geral” somente cessa quando o conteúdo é deletado pelo usuário, mas a rede não se responsabiliza pela sua utilização externa em razão do período em que o conteúdo estava configurado como visível a todos (e que pode vir a ser eternizado em razão dos logs de mencanismos de busca…).

Acerca das informações que o Facebook compartilha com terceiros, destacamos que a PP estabelece que quando o usuário conecta sua conta com aplicativos de terceiros, a estes são enviadas o que se denomina “Informações Gerais”, incluindo o nome do usuário, o nome de seus amigos, a foto do perfil, sexo, login, conexões existentes na conta, qualquer conteúdo enviado pelo usuário com a configuração de privacidade “todos”, assim como a localização do dispositivo  de acesso (computador, smartphone, etc) e a idade do usuário.

A publicidade presente no Facebook costuma utilizar métodos de personalização que incluem o tratamento de informação do usuário mediante o uso dos conhecidos “Cookies“. Segundo a PP, o Facebook permite que o usuário desautorize essa obtenção de informações em um link externo (aqui), ou ainda pelas configurações do navegador web utilizado.

Um dos mais importantes aspectos da PP do Facebook é o item 5, no qual é descrito como a rede social utiliza a informação fornecida pelo usuário. Segundo o Facebook, as informações coletadas são utilizadas para:

  1. Gerenciar o serviço (para mantê-lo estável e livre de spam)
  2. Contatar o usuário
  3. Fornecer publicidade personalizada (segundo o Facebook, a empresa de publicidade não recebe diretamente nenhuma informação sobre o usuário, a não ser o interesse específico por um determinado tema relacionado à publicidade. Como exemplo, o interesse por futebol pode gerar um anúncio personalizado de materiais relacionados àquele esporte, mas a empresa de publicidade supostamente não recebe informações sobre  o usuário. É importante destacar, porém, que mesmo assim, quando o usuário clica num anúncio direcionado, existe a possibilidade de que o fornecedor autor do anúncio lance um “cookie” no navegador, permitindo-o identificar o usuário.)
  4. Para funcionar como publicidade social (por “publicidade social” entenda-se a publicidade de outros serviços internos ao Facebook – como quando a foto de um amigo aparece junto a uma comunidade da qual ele pertence.)
  5. Para complementar o perfil do usuário (acrescentando, por exemplo, fotos de terceiros nas quais o usuários é marcado – “tagged”)
  6. Para oferecer sugestões ao usuário (por exemplo, identificando um amigo comum que não está em sua rede de relacionamentos)
  7. Para ajudar os amigos do usuário a encontrá-lo

O Facebook também informa que caso seja notificado de falecimento do usuário (através deste formulário), poderá manter o perfil do usuário, com acesso restrito a amigos confirmados, permitindo ainda que amigos e família postem mensagens no Mural (“Wall”) do usuário falecido. O Facebook também pode encerrar a conta se receber pedido formal neste sentido originado de quem de Direito (que seriam o cônjuge ou os herdeiros, caso se aplique o artigo 20, parágrafo único do Código Civil: “Art. 20. (…) Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.”).

No que tange ao compartilhamento das informações dos usuários, a PP do Facebook declara que as informações são compartilhadas quando: 1) acreditem ser permitidas pelo usuário (como quando este estabelece os próprios graus de privacidade), 2) a informação é razoavelmente necessária para oferecer os serviços do Facebook e 3) quando legalmente obrigados a fazê-lo. Sobre esta última hipótese, é bem provável que o Facebook tenha fornecido ao governo americano os dados de vários usuários que apóiam o site Wikileaks (veja mais detalhes aqui), com fundamento na citada cláusula.

Assim, o Facebook pode permitir que ferramentas de busca (como Google, Bing ou Yahoo!) acessem dados classificados como “todos” (ou verdadeiramente “públicos”). A Rede Social pode ainda compartilhar informações com terceiros “para ajudar a melhorar e promover os serviços”. Mas a PP ressalva: “Nós somente fazemos isso de uma forma que os usuários individuais não possam ser identificados ou ligados a qualquer ação ou informação específica”. O Facebook também pode utilizar as informações dos usuários quando presta “serviços agregados”, ou seja, em parceria, ocasião em que previamente será solicitada uma autorização do usuário.

No que toca às modificações das informações, é interessante notar que o Facebook oferece as opções de “desativar” ou de “deletar” a conta. Enquanto a primeira é temporária (equivalente a uma suspensão, com a manutenção dos dados do usuário) a segunda será permanente (totalmente apagada em até 90 dias, em razão de cópias de backup), podendo a pessoa regressar à Rede Social mediante a criação de um perfil inteiramente novo.

Acerca da segurança da informação, o Facebook utiliza códigos de encriptação para proteger as “informações  sensíveis” enviadas (senhas, números de cartões de crédito, etc.), assim como aplica métodos de monitoramento dos hábitos do usuário para detectar qualquer uso indevido da conta por terceiros. A Rede pode ainda suspender ou inabilitar contas que violem as normas por ela estabelecidas.

Para violações de segurança, o Facebook fornece um canal específico para o encaminhamento de denúncias.

2. Algumas ponderações relativas aos “Termos de uso” do Facebook


Um fato sobre o qual não se discute é que o Facebook deve respeitar a privacidade e a intimidade dos usuários. Independentemente da legislação que venha a ele ser aplicada (americana, irlandesa, brasileira, dentre outras), os direitos mencionados são considerados verdadeiros direitos humanos fundamentais, a serem respeitados e observados por qualquer país civilizado e que seja signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pensamos que os Termos de Uso do Facebook pecam em dois aspectos no que tange a tal dever fundamental: a amplitude da citada licença de uso do conteúdo enviado pelos usuários e a desresponsabilização da utilização dos dados dos usuários quando estes sejam enviados através de aplicativos de terceiros parceiros do Facebook.

No primeiro caso, os termos em que concedida a licença de uso (“não exclusiva, sub-licenciável, gratuita e de âmbito mundial”) permitem que o Facebook utilize basicamente qualquer conteúdo (desde fotos até informações privadas enviadas por mensagem) da maneira como bem entender, assim como o transfira para terceiros, inclusive cobrando por isso. Não temos dúvidas em afirmar que a Rede Social utiliza verdadeiro jogo de palavras ao dizer que “o conteúdo pertence ao usuário”, já que condiciona o envio do conteúdo à concessão automática de licença tão vasta, ampla e incerta.

No segundo caso, o argumento de que cada aplicativos tem um acordo em separado com o usuário não se sustenta. Em nada prejudicaria o Facebook estabelecer que os aplicativos licenciadas que utilizam sua plataforma deveriam respeitar os dados dos usuários da mesma forma que o próprio Facebook o faz. Vê-se, aí, mais um jogo de palavras, visto que há uma quantidade crescente de usuários (notadamente aqueles que acessam a rede de dispositivos móveis) que envia informações e conteúdo ao Facebook através de aplicativos de terceiros. A não padronização dos termos de uso tem um alvo certo: diluir o conhecimento do usuário acerca de como os seus dados são geridos e trabalhados.

Assim, entendemos que o Facebook deveria modificar seus Termos de Uso ao menos quanto aos aspectos acima, de forma a demonstrar um efetivo respeito pela privacidade dos usuários, tão ameaçada e renunciada na era da Internet 2.0.

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